Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Maniçoba em LUTO


O Povoado da Maniçoba perdeu no último dia 18 de maio a senhora Maria Anita de Almeida, Mariazinha, vítima de um AVC (acidente vascular cerebral). Mariazinha sempre será lembrada por seu exemplo de mulher guerreira, solidária, alegre, devota, trabalhadeira e entusiasta de todos os aspectos da cultura do povoado.

Mariazinha partiu como sempre desejou, em plena condição de trabalho: varreu seu terreiro, arrumou a casa, despediu-se dos netos que iam à escola e preparou a casa para receber as pessoas no dia em que receberia a imagem da Mãe Rainha. Contudo, aquela preparação toda receberia outra conotação no final daquele dia: seu velório. Cumpriu-se assim seu desejo expresso de não ficar doente e de dar trabalho aos familiares antes de sua morte. Tudo aconteceu em menos de 24 horas. Mariazinha partiu sem dar aviso, diretamente para a casa do Pai.

Desejava também um enterro simples. Havia separado uma roupa para a ocasião. Vieram filhos, parentes e amigos de vários lugares para a cerimônia. As amigas vestiram a camisa da Mãe Rainha, prestando-lhe uma última homenagem à sua imensa devoção a Nossa Senhora.

Este blog entra de luto e se solidariza com os familiares e amigos de Mariazinha neste momento de sofrimento.

Mariazinha permanecerá sempre em nossos corações e em nossa memória pelos momentos compartilhados com ela, que nos deixa um exemplo incrível de vida dedicada à caridade e doação ao próximo.

Publicamos abaixo uma poesia que traduz o momento de sua partida.

Consoada

Quando a Indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável),
talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
- Alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com os seus sortilégios.)
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.

(Manuel Bandeira)

6 comentários:

Unknown disse...

karina minha querida,muito obrigado por ter mim enviado este blog,pois revi muitas pessoas queridas,ficou ótimo.Deu até pra recordar de quando eu dancei a primeira quadrilha da maniçoba Aff como faz tempo.Um forte abraço e fica com Deus.bjsssssssssssssss

Unknown disse...

Oi prima Karina,
Muito obrigado por este email, foi uma perca muito grande de nosso tia Mariazinha, é uma pena porém entendemos que assim é a vida, deixo lembranças para seus filhos e filhas,sobrinhos y netos, espero que Deus dê conforto nesse momento duro para todos da familia... cuidate.. abraços.
Henrique desde Barcelona Espanha

Unknown disse...

Q homenagem linda karina ...
Um grande abraçO...

Unknown disse...

oi Karina.imensa eh a tristeza de saber q a minha vozinha se foi...que poucos dias antes de sua partida estive ao lado dela e olhei bem em seus olhos,e pensei comigo:que linda eh ela...sabe eh dificíl acreditar como uma pessoa tao querida possa ter ido...mas Deus sabe oq faz..e hoje ela tah em um lugar maravilhoso e esta com nosso Pai e discansando feliz...ela sabe q cumpriu seu papel...mas meu coraçao esta triste..chora, lembrando o choro dela..nao existe palavras para descrever quem era ela...eu ficava tao feliz ao ver ela olhando pra mim enquanto eu comia...rsrsa saudade eh tanta...ela era linda,e quem sempre me acolheu..eu so tenho a dizer q eu amo muito a minha Vozinha...e Deus estará sempre nos dando força..bjsss

Unknown disse...

Karina falar de Tia Mariazinha, é voltar as nossas origens. Além do que por ti, foi dito podemos acrescentar bem mais, quando nos lembramos de sua dedicação não só com os seus, mas com todos que a Ela, recorreram. Permita-me citar a afeição desta boa alma com Quelemente (Quelé), certamente Você não lembra. Ele se foi antes de sua existência (creio Eu). Mas quem lembra pode atestar o sofrimento que esta pessoa trouxe no final da vida. Quelé morreu com mais de noventa anos debilitado em suas funções primordiais, não tinha filhos a família dele foi a nossa e seu abrigo foi sem duvida à casa de tia Mariazinha quem sempre o acolheu quando os próprios sobrinhos não deram à mínima. Deixo aqui este registro para que todos nós nos lembremos dela, com alegria não só de tê-la conhecido, mas com a satisfação de sermos da mesma família. Em nome do meu Pai (seu irmão) da minha Mãe que a tinha como irmã, dos meus irmãos que sempre tiveram seu carinho presto essa ultima homenagem cantando uma musica de Gonzaguinha:

“Viver e não ter a vergonha de ser feliz

Cantar, e cantar, e cantar

A beleza de ser um eterno aprendiz
ai meu Deus, eu sei (eu sei)

Que a vida devia ser bem melhor

E será, mas isso não impede que eu repita

É bonita, é bonita, é bonita

E a vida, e a vida o que é diga lá meu irmão

Ela é a batida de um coração

Ela é uma doce ilusão, ê ô

E a vida, ela é maravilha ou é sofrimento

Ela é alegria ou lamento

O que é, o que é meu irmão

A quem fale que a vida da gente

É um nada no mundo

É uma gota, é um tempo que nem dá um segundo

Há quem fale que é um divino mistério profundo

É o sopro do criador numa atitude repleta de amor

Você diz que é luta e prazer

Ele diz que a vida é viver

Ela diz que melhor é morrer

Pois amada não é, e o verbo é sofrer

Eu só sei que confio na moça

E na moça eu ponho a força da fé

Somos nós que fazemos a vida

Como der ou puder ou quiser

Sempre desejada

Por mais que esteja errada

Ninguém quer a morte

Só saúde e sorte

A pergunta roda

E a cabeça agita

Eu fico com a pureza da resposta das crianças

É a vida, é bonita, é bonita
Viver../..”

Unknown disse...

Oi Karina , é muito triste saber que minha avó se foi , mas eu sei para onde ela foi ... foi ficar ao lado de Deus ... para descansar ... estou ainda muito triste mas vou superar ... a última vez que a vi foi a dois anos atrás , e depois que recebi essa notícia eu não estava acreditando ... mas é a vida ..um dia será a nossa vez ... ''espero que demore um pouco '' e vamos encontrar ela com o mesmo amor que ela tinha e que ela oferecia ...
Gostei muito da homenagem que você deixou...
Beijos...